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eSocial

Dentre as diversas exigências do projeto governamental eSocial, está o envio de informações relativas à Saúde e Segurança no Trabalho – SST, a ser feito por meio digital, em linguagem de programação (XML). O conjunto dessas informações certamente facilitará a ação da fiscalização, subsidiando os requerimentos de aposentadoria especial, munindo profissionais nas perícias trabalhistas de ordem médica, técnica e previdenciária e, ainda, na aplicação de possíveis multas.

As empresas continuam com as mesmas responsabilidades outrora estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Previdência Social no que se refere à elaboração dos programas de Saúde e Segurança no Trabalho previstos na legislação vigente.

A SanMedi está preparada para elaborar os principais documentos de SST, por meio de sua equipe multidisciplinar especializada, que está capacitada a transmitir todo esse conteúdo para nosso sistema de gestão informatizado (software SOC), denominado “Sistema SanMedi”, que será o responsável pela geração dos “arquivos XML” referentes aos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho dentro do projeto eSocial.

Neste processo é imprescindível a qualidade das informações enviadas, motivo pelo qual há necessidade de uma empresa especializada na gestão da saúde e segurança do trabalho, o que evitará o envio de informações prejudiciais à empresa, fato que poderá acarretar multas e proliferação de demandas trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

Os eventos de SST no eSocial são:

S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho

Neste evento deverá ser comunicado, pelo empregador/contribuinte/órgão público, acidente de trabalho, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais descritos na Tabela 24.

Responsabilidade – Evento de 

responsabilidade do Cliente

 que poderá acessar o “Sistema SanMedi” para introduzir os dados ou digitalizar o “check list” preenchido e encaminhar para que a SanMedi realize a inserção dos dados no “sistema SanMedi”.

Obs: O arquivo será realizado e encaminhado a plataforma e-Social de forma digital, tendo como validação a assinatura do médico representante ao atendimento, através de seu Conselho Regional de Medicina (CRM).

S-2220: Monitoramento de Saúde do Trabalhador (ASO)

Neste evento será informado o detalhamento do atestado de saúde ocupacional e seus respectivos exames complementares descritos na Tabela 27, como por exemplo, Hemograma Completo, Radiografia de Tórax etc.

Responsabilidade – Evento de responsabilidade compartilhada entre SanMedi e Cliente. A SanMedi irá encaminhar a relação de exames a vencer e caberá ao cliente realizar o agendamento dos exames.

Sendo assim, todos os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), que forem realizados na Sanmedi ou em uma de nossas credenciadas, serão encaminhados a plataforma e-Social de forma digital como mencionado acima por meio de XML.

S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Neste evento vincula-se cada trabalhador ao seu ambiente de trabalho, informando os riscos existentes e suas características, as proteções coletivas e individuais utilizadas e seus respectivos CA’s, no caso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), e suas eficácias.

Responsabilidade – Evento de responsabilidade compartilhada entre Cliente e SanMedi, que fará o mapeamento de cada setor e função da empresa. O Cliente deverá informar os EPC’s e EPI’s quando assim couber, com os respectivos CA’s válidos.

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