Nem sempre quem trabalha na parte administrativa e burocrática de uma empresa está isento de acidentes e doenças no trabalho. Os escritórios são responsáveis atualmente por grande parte dos diagnósticos de doenças ocupacionais.
O ambiente de trabalho deve ser adaptado ao funcionário, uma vez que ele passará grande parte do seu dia ali. Para isso, existe um estudo chamado Análise Ergonômica que analisa a relação entre a pessoa e seus equipamentos de trabalho.
Este estudo tem como objetivo aumentar o desempenho das pessoas, modificando seu local de trabalho e, em longo prazo, zelar pela integridade física e segurança da mesma. Além de desenvolver técnicas de adaptação para o homem, em seu ambiente de trabalho.
Alguns problemas clássicos que podemos ver diariamente são:
– Fiações sobrecarregadas, no famoso adaptador tipo “T”;
– Fios espalhados em locais de circulação;
– Iluminação fraca, causando cansaço na visão.
Para cada tipo de trabalho existem condições específicas, que variam de acordo com o biotipo do funcionário. Portanto todos os equipamentos que compõe sua estação devem estar de acordo com as características psicofisiológicas do colaborador, bem como a natureza do trabalho que será executado.
A SanMedi presta serviços relacionados à segurança no trabalho e medicina ocupacional,com profissionais capacitados para auxiliar sua empresa. Entre em contato conosco para mais esclarecimentos sobre este e outros assuntos.
Perigos escondidos nos escritórios.
Gostou? compartilhe!