16 de setembro – Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio

16 de setembro – Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio

   O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é uma data que visa conscientizar as pessoas sobre a importância dessa camada para a vida na Terra e as formas de protegê-la da destruição causada por algumas atividades humanas. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, em homenagem ao dia em que foi assinado o Protocolo de Montreal, em 1987. O Protocolo de Montreal é um acordo internacional que reúne mais de 190 países e tem como objetivo reduzir ou eliminar a produção e o consumo de substâncias que destroem a camada de ozônio, como os clorofluorcarbonetos (CFCs), usados em aerossóis e equipamentos de refrigeração.

   A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve o planeta Terra e se localiza entre 20 e 35 km de altitude. Ela é formada por moléculas de ozônio (O3), que são produzidas pela reação entre o oxigênio (O2) e a radiação ultravioleta do Sol. A camada tem a função de filtrar cerca de 90% dos raios ultravioleta, que são nocivos para os seres vivos, podendo causar câncer de pele, catarata, danos ao sistema imunológico e ao meio ambiente. Desde a década de 1970, cientistas observaram que a camada de ozônio estava se tornando mais fina em algumas regiões do planeta, especialmente na Antártida, onde se formou um grande buraco. Esse fenômeno foi atribuído à liberação de substâncias que reagem com o ozônio e o transformam em oxigênio, diminuindo assim, a sua capacidade de proteção.

   A preservação da camada de ozônio é fundamental para garantir a saúde e a segurança da vida na terra, por isso é muito importante que todos possam desempenhar o papel de cuidar e preservar, não só por nós mesmos, mas para gerações futuras.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×