Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

Motivação é um tema muito complexo, pois muitas pessoas e profissionais acreditam que ela seja um sentimento interno, ou seja, independe do ambiente externo para existir. Entretanto, é fato que atitudes e comportamentos conhecidos como motivacionais, podem fazer muita diferença na produtividade dos colaboradores de uma empresa.

Para criar um ambiente de trabalho que estimule a motivação interna da equipe, é muito importante que a empresa tenha cultura e valores organizacionais muito bem estabelecidos, afinal, quando uma pessoa sabe exatamente pelo que está trabalhando, fica muito mais fácil ela se sentir responsável pelos resultados.

Os gestores devem constantemente ter conversas francas com os funcionários, dando liberdade para que eles exponham suas opiniões e pontos de vista, o que pode ser muito benéfico até para a criação de novos processos que facilitem o trabalho de todos e a entrega final da equipe.

Estimular a integração entre a equipe também é uma ótima maneira de garantir a colaboração e empatia entre os membros, características que hoje em dia são muito importantes para alcançar metas e resultados de qualidade.

Bons líderes sempre se preocupam em reconhecer a qualidade do trabalho de seu colaborador e também sabe transmitir seus pontos fracos por meio de feedbacks que permitam que o colaborador reflita sobre seu trabalho e se sinta desafiado a melhorar cada vez mais.

Além de tudo isso, o ambiente de trabalho deve seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, que envolvem ergonomia, proteção contra incêndio, prevenção de acidentes, medicina ocupacional, dentre outros recursos para garantir a saúde e segurança do profissional.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco para mais informações.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×