O que é ergonomia e a NR17

O que é ergonomia e a NR17

O termo “ergonomia” tem origem do grego, onde ‘’ergon’’ significa ‘’trabalho’’ e ‘’nomos’’ quer dizer ‘’normais ou lei’’. O foco dessa atividade é o bem estar do trabalhador no seu ambiente de trabalho, proporcionando conforto para realização de suas atividades.

A norma regulamentadora 17 (NR17) foi criada com o objetivo de possibilitar aos trabalhadores condições psicofisiológicas, cujos resultados podem ser obtidos por meio de uma análise ergonômica que demonstre as condições exatas de trabalho que o empregado irá enfrentar.

A maioria das doenças desenvolvidas no trabalho são por conta da ameaça ergonômica, como por exemplo levantamento de cargas, permanecer muito de pé e os esforços repetitivos (LER). A norma é essencial não só pela saúde direta do trabalhador, mas também para a satisfação do empregador, poderá ter uma baixa produtividade com um funcionário trabalhando de forma desconfortável.

Os comandos da NR17 referem-se desde a postura para quem trabalha em escritórios, como por exemplo posição dos pés, punhos e conforto visual, até cuidados com a iluminação e temperatura do ambiente de trabalho.

As regras ajudam funcionário e empregador para que ambos obtenham vantagens e sintam-se satisfeitos com o funcionamento da empresa.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×