O que são riscos ergonômicos

O que são riscos ergonômicos



Grande parte dos afastamentos médicos são causados por doenças ocupacionais que se desenvolveram por conta de riscos ergonômicos presentes no ambiente de trabalho. O fato de o colaborador passar grande parte do dia sentado na mesma posição, somado à repetitividade de algumas atividades, o deixam mais vulnerável a problemas de saúde.

Mas afinal, o que são riscos ergonômicos?

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, ergonomia é a “Aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do ser humano ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar”. Portanto os riscos ergonômicos manifestam-se quando o ambiente de trabalho não promove condições ideais para o bem-estar dos colaboradores.

Dentre os principais riscos ergonômicos estão:

  • Repetitividade das tarefas;
  • Postura incorreta;
  • Iluminação inadequada;
  • Ritmo excessivo de trabalho.

  • Para fazer com que estes riscos não afetem a saúde dos colaboradores, é preciso ajustar as condições do ambiente de trabalho, para assim proporcionar conforto físico e psicológico e consequentemente melhorar toda a produtividade, saúde e segurança dos mesmos.

    A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um padrão diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos.

    Entre em contato conosco para mais informações sobre este, ou outros assuntos relacionados.

    Gostou? compartilhe!

    Comercial
    Agendamento
    chamar no WhatsApp
    SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
    Fale com a gente pelo WhatsApp
    ×