Setembro amarelo

Setembro amarelo

   O setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que visa à sensibilização da população sobre esse grave problema e as formas de evitá-lo. O setembro Amarelo foi criado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

   O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens, e está associado a transtornos mentais que podem ser prevenidos e tratados com a ajuda adequada. Segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

   A prevenção do suicídio é uma responsabilidade de todos nós. Podemos ajudar as pessoas que estão passando por momentos difíceis e de crise, oferecendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que nos importamos e que estamos dispostos a ajudar. Também podemos encorajá-las a procurar ajuda especializada, como um médico psiquiatra ou um psicólogo. Além disso, podemos cuidar da nossa própria saúde mental, buscando hábitos saudáveis, atividades prazerosas e apoio emocional quando necessário.

   O setembro Amarelo é uma campanha que salva vidas. Por isso, é importante que todos se envolvam nessa causa e façam algo para promover a paz e o bem-estar. Você pode participar divulgando informações sobre o tema nas redes sociais, usando fitas ou roupas amarelas, iluminando locais públicos ou privados com essa cor, ou simplesmente sendo gentil e solidário com as pessoas ao seu redor. Lembre-se: a vida sempre vale a pena!

 

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×