10 de setembro – Dia mundial de prevenção ao suicídio

10 de setembro – Dia mundial de prevenção ao suicídio

   O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Uma data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto. O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, especialmente entre os jovens, e está associado a transtornos mentais que podem ser prevenidos e tratados com a ajuda adequada.

   A campanha do setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, um jovem americano que se suicidou em 1994. Ele tinha um carro amarelo, e em seu funeral, seus pais e amigos distribuíram fitas amarelas com mensagens de apoio e incentivo para pessoas que pudessem estar sofrendo de problemas emocionais. As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha e foi adotada pelo Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

   O objetivo da campanha é reduzir o estigma e o preconceito em relação ao suicídio, promover a informação responsável e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental.

Imagem de SanMedi

 

Imagem de SanMedi

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×