Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de Próstata

Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de Próstata

   A campanha se iniciou em 2011, através de uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens.

Mas afinal, o que é a próstata?

   É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

   Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

- Verificação da pressão arterial;

- Hemograma completo;

- Dosagem da glicemia;

- Dosagem do colesterol;

- Testes de urina;

- Atualização da carteira vacinal;

- Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E ainda:

   Exame de próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o Câncer de próstata tem altos índices de cura.

   Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

 

Fontes:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem/novembro-azul

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/novembro-azul-ministerio-da-saude-reforca-cuidados-com-saude-do-homem

https://bing.com/search?q=novembro+azul&form=SKPBOT

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×