Entenda sobre o controle de distribuição de EPI.

Entenda sobre o controle de distribuição de EPI.


Todas as atividades profissionais que possam gerar algum tipo de risco para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.

O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

A NR 6 em seu item 6.6.1 regulamenta o sistema de registro de entrega de EPI.

>> 6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI:
>> registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais. Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.

É de extrema importância para o empregador entregar o EPI e registrar na ficha, isso garante a legitimidade e defesa em processos judiciais. Baixe um modelo da ficha de controle de EPI clicando aqui!

A SanMedi presta serviços de assessoria nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato e conheça nossos exames, serviços, treinamentos e cursos.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×