Segurança do Trabalho em Restaurantes

Segurança do Trabalho em Restaurantes

A segurança do trabalho consiste no conjunto de medidas aplicadas para minimizar os acidentes dentro do ambiente do trabalho. A NR-4 (Norma Regulamentadora nº 4 do MTE), que determina o SESMT, (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) afirma que só existe a necessidade de contratar um Técnico de Segurança no Trabalho em empresas que possuam entre 50 e 100 funcionários, protagonizando o risco máximo: grau 4.

Em restaurantes, uma boa assessoria na área de segurança do trabalho é essencial para o funcionamento seguro e eficaz do local, uma vez que os utensílios podem provocar acidentes.

Os utensílios usados na cozinha precisam estar adequados às atividades do dia a dia, além de proteção individual dos colaboradores que trabalham dentro do recinto. Facas e equipamentos afiados precisam ter proteção e ser guardados de modo que não venham a causar acidentes.

É importante que o funcionário seja extremamente qualificado e, caso seja aprendiz, é imprescindível que o mesmo esteja acompanhado de um superior para evitar acidentes. Em horário de pico do restaurante, o cuidado é fundamental devido à grande movimentação de colaboradores e utensílios que podem provocar acidentes.

Outro ponto que merece atenção são os cabos das panelas, que devem estar sempre em boas condições de uso e virados para a parte de dentro do fogão. Evitar panos e toalhas próximos a fogões também é uma das recomendações de segurança do trabalho em restaurantes.

Fique atento aos detalhes e não permita que distrações acarretem em acidentes que podem ser prevenidos.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×