Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)

Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)

A Perda auditiva induzida por ruído (PAIR) acontece por conta de uma exposição prolongada a níveis altos de ruídos. Ela se caracteriza pela perda gradual e progressiva da capacidade auditiva e, uma vez fixada, não tem cura, mas sua evolução pode ser evitada.

A PAIR é a segunda doença mais frequente do aparelho auditivo e a segunda que mais afeta trabalhadores, principalmente em áreas da siderurgia, vidraria, gráfica, entre outras.

Além da perda auditiva, um indivíduo portador de PAIR pode apresentar alguns sintomas. Entre eles:

  • Intolerância a sons intensos;
  • Tontura;
  • Problemas digestivos;
  • Irritabilidade;

Se a exposição ao ruído for muito intensa, podem ocorrer traumas acústicos, onde diversas estruturas do aparelho auditivo podem ser lesionadas temporária ou definitivamente.

Quando há riscos envolvendo ruídos em um ambiente de trabalho, é importante que seja realizada a prevenção da PAIR, por meio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como o protetor auricular.

A Sanmedi é uma empresa especializada em Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho e que ministra treinamentos para a utilização correta dos EPIs e também elabora PCA – Programa de Conservação Auditiva que auxilia na prevenção da PAIR. Entre em contato para mais detalhes.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×