Como implementar a CIPA na empresa?

Como implementar a CIPA na empresa?

A Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) estabelece a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Esta comissão é um dos principais elementos no tocante à segurança do trabalho e deve ser formada em todas as empresas com o intuito de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Seguem algumas etapas da composição desta comissão:

– Número de integrantes da CIPA

O número de integrantes da CIPA é definido de acordo com o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica) e pelo número de funcionários da empresa.

– Eleições

Devem que ser realizadas até 60 dias antes do término da gestão anterior.
O empregador é quem irá convocar o processo eleitoral. As inscrições ficarão abertas por, no mínimo, 15 dias.

– Apuração dos votos

A apuração é feita em dia normal de trabalho, seguida de perto pelos representantes dos empregados e do empregador.

A CIPA é composta por diversas etapas e citamos apenas algumas como exemplo.

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