1° Dia de Trabalho: O que o funcionário precisa saber?

1° Dia de Trabalho: O que o funcionário precisa saber?

Após passar na entrevista e em possíveis testes que possam existir, há uma dúvida frequente entre colaboradores e empresários: o que o funcionário necessita saber em seu primeiro dia no trabalho?

Inicialmente, é ideal integrar o funcionário à empresa, isto é, apresentar a ele os procedimentos que envolvem o seu trabalho e a cultura organizacional da corporação, deixando-o à vontade e tirando todas as suas dúvidas.

Os riscos ocupacionais também devem ser apontados ao trabalhador, assim como o modo de utilização das ferramentas e a rotina dos demais colaboradores que ocupam o mesmo setor.

As regras presentes na NR-1, reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, devem ser descritas ao funcionário para que ele saiba das exigências que são impostas à empresa, pois elas visam a segurança do trabalhador e sua integridade física.

O item 1.7 da NR-1, que trata da integração e as obrigações do empregador neste momento, contém diversas recomendações. Entre elas:

  • Transmitir as disposições legais sobre a segurança no ambiente de trabalho;
  • Esclarecer os riscos que envolvem o exercício da função do colaborador;
  • Comunicar os procedimentos caso ocorra um acidente no ambiente de trabalho ou doença ocupacional;
  • Revelar ao colaborador os resultados dos exames aos quais ele for submetido.

Já o item 1.8 da norma relata que o funcionário tem o dever de executar as obrigações determinadas pela Ministério do Trabalho e Emprego, tal como o empregador deve confirmar se o colaborador está exercendo a sua função da maneira adequada, a fim de evitar erros dentro do processo operacional e riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×