Afinal, o que é vibração ocupacional?

Afinal, o que é vibração ocupacional?

O nosso corpo possui uma vibração natural, por essa razão grande parte das atividades realizadas pelo homem no seu dia-a-dia possui vibração. Algumas atuam de forma benéfica, como é o caso de nossas cordas vocais. Outras, porém, dependendo da frequência, amplitude da vibração, sua direção e o tempo de exposição podem causar sérios danos à saúde e ao bem estar do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.



Deste modo, os danos e perturbações causados pela exposição à vibração, que são reconhecidos como doenças profissionais ou ocupacionais, muitas vezes são incuráveis e irreversíveis, porém, é evitável, por isso é sempre recomendado como essencial à implementação de programas de prevenção adequados.


No Brasil, as regras que dizem respeito aos níveis de vibração ocupacional que o trabalhador pode ficar exposto, são previstas pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres. Através da medição é possível conhecer se a função exercida pelo trabalhador é insalubre ou não. O procedimento correto é a realização de medição da exposição a vibrações no corpo dos trabalhadores que mantenham contato com máquina ou equipamento que transmita vibração, a fim de avaliar a exposição dos trabalhadores à vibração, bem como a intensidade do agente segundo as especificações da norma regulamentadora.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×