18 de setembro – Dia dos Símbolos Nacionais

18 de setembro – Dia dos Símbolos Nacionais

   O dia dos símbolos nacionais é uma data que celebra os quatro símbolos que representam o Brasil e a sua identidade: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Esses símbolos são definidos pela Constituição Federal e pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971. Eles são usados em ocasiões formais, como eventos diplomáticos, solenidades oficiais e cerimônias cívicas. Eles também expressam os valores, a história e a cultura do povo brasileiro.

   O dia dos símbolos nacionais é comemorado em 18 de setembro, uma data próxima ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro). Essa data foi escolhida para homenagear o dia em que o marechal Deodoro da Fonseca assinou o decreto que criou a Bandeira Nacional, em 1889. A Bandeira Nacional é o principal símbolo nacional e foi inspirada na bandeira do Império, mas com a substituição da coroa imperial pela esfera azul com as estrelas que representam os estados brasileiros.

   A Bandeira Nacional tem as cores verde, amarelo, azul e branco, que simbolizam a natureza, as riquezas, o céu e a paz do Brasil.

   O Hino Nacional é outro símbolo nacional que foi criado em 1831, mas só foi oficializado em 1922. O Hino Nacional tem uma melodia composta por Francisco Manuel da Silva e uma letra escrita por Joaquim Osório Duque Estrada. O Hino Nacional é executado em eventos públicos e privados, como abertura de sessões legislativas, inaugurações de obras, competições esportivas e formaturas. O Hino Nacional deve ser cantado com respeito e patriotismo pelos brasileiros.

   As Armas Nacionais são um símbolo nacional que representa o brasão de armas do Brasil. As Armas Nacionais foram criadas em 1889 e modificadas em 1964. Elas são formadas por um escudo verde com uma estrela de cinco pontas no centro, cercado por uma coroa de ramos de café e fumo. No escudo, há uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso", o lema da República. As Armas Nacionais devem ser usadas em todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, como prédios, documentos, papéis timbrados e uniformes.

   O Selo Nacional é um símbolo nacional que representa o selo oficial do Brasil. O Selo Nacional foi criado em 1889 e é semelhante às Armas Nacionais, mas sem a coroa de ramos e com a inscrição "República Federativa do Brasil" na faixa branca. O Selo Nacional é usado para autenticar documentos e atos oficiais do governo federal, como leis, decretos, diplomas e certificados. O Selo Nacional também pode ser usado por entidades reconhecidas pelo governo federal, como universidades e instituições culturais.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×