Boas práticas para evitar problemas com eSocial

Boas práticas para evitar problemas com eSocial

Apesar do eSocial ser um sistema cujo objetivo é simplificar a prestação de informações ao Governo Federal e desburocratizar esse processo, ele exige boas práticas por parte dos seus usuários.

Com relação à folha de pagamento, por exemplo, é recomendado que a empresa evite fechá-la no dia 20, como costuma ocorrer, aguardando assim até que o mês da competência seja finalizado para fazê-lo. É importante lembrar que o pagamento deve ser efetuado até o 5º dia útil do mês seguinte.

Além disso, a transparência e o compartilhamento de dados também devem ser motivo de atenção, isto é, deve haver uma formalização por escrito de ciência do colaborador toda vez que o mesmo tiver seu contrato alterado, seja uma mudança no salário, jornada de trabalho ou função, por exemplo.

Para evitar multas e penalidades, a capacitação do empresário, assim como da sua equipe, é essencial, para que todos entendam como o eSocial funciona e sua importância para a organização operacional e contábil da empresa.
Para auxiliar nossos clientes no envio de informações à plataforma do eSocial, a SanMedi elaborou um Software de Gestão. Com ele, sua empresa trocará informações entre contabilidade, cliente e assessoria com mais rapidez e eficácia. Acesse nosso site que aborda especificamente o eSocial: http://esocialsaudeeseguranca.com.br/

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×