A IMPORTÂNCIA DE USAR EPI

A IMPORTÂNCIA DE USAR EPI

Não há muito segredo sobre o porquê deve-se usar os EPI’s. Basicamente eles existem para garantir a saúde do trabalhador, protegendo-o de qualquer risco que as atividades exercidas por eles possam ter.

Existem diversos tipo de EPI’s que se adequam de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador, desde luvas, capacetes, botas, cintos de segurança, máscaras, entre outros. Para que a empresa saiba qual tipo de EPI seus funcionários precisam utilizar, é necessário elaborar todo um estudo de riscos ocupacionais realizado por um profissional de segurança do trabalho.

O uso dos EPI’s são determinados de acordo com a norma técnica NR-6, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, que diz que os equipamentos precisam ser fornecidos de forma gratuita ao trabalhador e precisam estar de acordo com as suas funções dentro da empresa. Na norma também consta que o trabalhador tem a obrigação de usar os EPI’s e que devem ser designados supervisores para fiscalizar e orientar os empregados quanto ao uso dos equipamentos.

Também é de responsabilidade do trabalhador conservar o EPI, além de seguir todas as determinações da empresa sobre o seu uso, já que o equipamento serve para a sua própria proteção.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco para mais informações.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×