Dor nas costas é o principal motivo de afastamentos do trabalho no Brasil

Dor nas costas é o principal motivo de afastamentos do trabalho no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que qualquer pessoa, em determinado momento da vida, irá apresentar dores nas costas, independentemente da intensidade.

Esse tipo de desconforto, que causa severas limitações, pode ser do tipo agudo ou crônico. No primeiro caso, a dor pode permanecer por semanas e até meses. Enquanto no tipo de dor crônica, a pessoa tende a sofrer com o problema pelo resto da vida. Nesse caso, a dor, que a princípio se manifestava nas costas, muitas vezes se irradia para os braços e pernas, podendo gerar limitações físicas, psicológicas e até sociais.

Fatores complicadores

As dores nas costas podem estar relacionadas à diversos fatores, como envelhecimento natural, estresse, sobrepeso e tabagismo. A dor por si só pode ser também um sintoma, seja de problemas ginecológicos, renais ou de outras patologias relacionadas à dores crônicas, como osteoporose e fibromialgia.

Além dos inúmeros fatores biológicos, existe a lombalgia ocupacional, em que o prejuízo atrelado às profissões podem acelerar ou causar a dor. O uso excessivo de computadores no trabalho, ofícios que envolvem carregamento de carga e longas jornadas de trabalho são fatores agravantes.

Como prevenir?

Uma vez que o carregamento de peso é uma das causas do aumento da incidência de dores lombares, faz sentido limitar não só a quantidade de peso mas também a frequência com a qual o trabalhador é exposto a essas sobrecargas.

Programas que visam melhorar a ergonomia dentro do ambiente de trabalho também são fundamentais. Empresas ou corporações que adotam medidas como ajuste de cadeiras, mesas e suportes de computadores, bem como programas de alongamento periódicos, apresentam menores incidências de dores lombares em seus funcionários.

Atitudes individuais como atividades físicas frequentes e fortalecimento muscular são as principais formas de prevenção das dores lombares crônicas e não devem ser negligenciadas.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×