5 dicas de comportamento seguro no ambiente de trabalho

5 dicas de comportamento seguro no ambiente de trabalho

Um comportamento seguro no ambiente de trabalho está relacionado às normas de segurança e saúde no trabalho. A precaução no ambiente tem a finalidade a preservação da integridade dos trabalhadores, visitantes e até mesmo do meio ambiente. Existem 5 dicas básicas de como promover esse comportamento.

1- Promover treinamentos

Essa atividade está direcionada especificamente aos gestores de ambiente. A recomendação é para que sejam realizados treinamentos e orientação a cerca de certas tarefas e procedimento, para evitar acidentes posteriores.

2 – Verificação

Essa orientação deve ser feita tanto pelos gestores quanto pelos funcionários. Os trabalhadores devem verificar todos os dias as condições de trabalhos, sempre reportando ao seus superiores caso haja alguma irregularidade. Já os gestores devem ficar atentos às praticados dos trabalhadores de perto para poder interferir caso detecte algum risco.

3 – Conscientizar

Essa tarefa deve ser desempenhada por todos dentro do ambiente trabalhista, pois o comportamento irregular de um funcionário pode causar grave consequência, afetando diretamente outros trabalhadores. A gestão responsável também deve oferecer palestras, diálogos e reconhecer quando os funcionários estão seguindo corretamente as normas.

4 – Recompensar

Reconhecer o bom comportamento e cumprimento das normas de segurança também é uma atitude a ser tomada pelos cargos de chefia. A recompensa é um combustível que pode e deve ser usado para estimular o comportamento segura e incentivar aos demais.

5 – Analisar

A vida pessoal reflete diretamente na produtividade profissional. Um funcionário insatisfeito pessoalmente, sem estímulos e com vida monótona raramente será bem ambientado no trabalho. É necessário uma análise individual e pessoal para verificar se há necessidade de adquirir novos e mais saudáveis comportamentos, tanto na vida pessoal como na empresa.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×