A importância da sinalização de segurança nos locais de trabalho

A importância da sinalização de segurança nos locais de trabalho

A importância da sinalização de segurança nos locais de trabalho é, sem dúvida, uma das medidas mais importantes de prevenção dos riscos profissionais, uma vez que estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos a que está exposto, e permite-lhe recordar as instruções e os procedimentos adequados em situações de risco.

Considerando que a visão seja um dos sentidos que mais proporciona informações que são processadas por nosso cérebro, as placas de segurança tornam-se o melhor meio de alertar para a prevenção de riscos e acidentes.

Metade do potencial do nosso processamento cerebral é utilizada para trabalhar com as informações visuais, o que nos torna seres essencialmente visuais, e essa condição é aplicada através da Norma Regulamentadora 26 (NR-26), para os cuidados com os riscos de acidente e doenças ocupacionais.

As empresas devem, cada vez mais, procurar por ambientes de trabalho mais seguros, adotando medidas de prevenção e isso é um fator que deve ser considerado como prioridade, não só para o atendimento da legislação, mas também para garantir a sustentabilidade da empresa.

Entre as medidas de prevenção, a legislação de sinalização de segurança oferece, usando, para isso, o mais poderoso meio de conscientização: a visão.

A sinalização como ferramenta para a prevenção é de vital importância para qualquer programa de segurança ocupacional, buscando manter a qualidade de vida e de saúde do trabalhador, evitando problemas de ordem trabalhista ou criminal para a empresa.

Deseja saber como elaborar um programa de segurança ocupacional? A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco para mais informações (http://www.sanmedi.com.br/contato/).

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×