Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Embora muitas pessoas acreditem que o Dia Internacional da Mulher deu-se origem em 08 de março de 1911 por conta de um incêndio numa fábrica têxtil nos EUA, que teria matado cerca de 130 operárias. Essa história é falsa.

Na verdade, o incêndio de fato aconteceu, porém no dia 25 de março e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. E embora a tragédia tenha marcado as lutas das mulheres do mundo, a criação da data está ligada a eventos bem anteriores a este acontecimento.

Desde meados do século XIX as mulheres já protestavam em diversos países da Europa e nos EUA, por melhores condições trabalhistas, já que na época as suas jornadas de trabalho durava cerca de 15 horas diárias, além de um salário medíocre.

Somente em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Porém a data “8 de Março” só foi reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Mulher” em 1977.

Até hoje é desconhecido por muitos o histórico do Dia Internacional da Mulher. Nesta data, mais do que comemorar suas conquistas, devemos homenageá-las por toda sua batalha para garantir seu lugar na sociedade até hoje.

A SanMedi acredita na força da mulher e apóia suas lutas e conquistas.


Feliz Dia Internacional da Mulher!

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×