Dependência química no ambiente de trabalho

Dependência química no ambiente de trabalho

A dependência química no trabalho é um assunto que merece atenção, não só pelas consequências que tem para a empresa, mas principalmente pelos prejuízos que serão causados aos trabalhadores dependentes químicos.

Sabe-se que a dependência química interfere diretamente em fatores físicos e psicológicos. Desse modo, é indiscutível que também impactará de forma bastante negativa as atividades trabalhistas e ações cotidianas na empresa.

Embora o uso do álcool, maconha, cocaína e outros tipos de drogas muitas vezes passe despercebido nas organizações, a verdade é que trabalhadores dependentes químicos sofrem com grandes dificuldades em decorrência desse hábito.

A diminuição da motivação, o surgimento de conflito entre os funcionários e até a demissão do emprego são consequências que podem ser geradas a partir da dependência química.

Diante da situação, é fundamental que a empresa adote uma postura proativa. Em vez de optar apenas pela concessão de licenças ou pelo afastamento do funcionário, o ideal é encontrar uma atuação adequada.

O estímulo de práticas saudáveis e a promoção da conscientização são as melhores opções. Inclusive, é importante informá-lo que a internação não deve ser cogitada somente em situações extremas, pois quanto mais cedo for realizado o tratamento, mais rápida será a recuperação. Toda a equipe do ambiente corporativo será essencial para o restabelecimento da qualidade de vida que foi reduzida em decorrência do uso das drogas.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×