Como evitar lesões de coluna na Indústria

Como evitar lesões de coluna na Indústria

Na maioria dos casos, os problemas na coluna não resultam de um único evento – muito pelo contrário, representam a união de diversos fatores que estão relacionados com o estilo de vida, condição física e o método de trabalho do indivíduo.

Portanto, já que a saúde deve ser a maior preocupação de todo ser humano, separamos para você algumas dicas de como prevenir as lesões de coluna nos trabalhadores de indústrias, melhorando assim sua qualidade de vida e evitando problemas nessa área.

Consciência do fato

Ter ciência dos malefícios que a postura inadequada oferece ao corpo do indivíduo é o primeiro passo em caminho de uma melhor qualidade de vida.

Projeto Ergonômico Adequado do Local de Trabalho

A ergonomia é o estudo que analisa o indivíduo e suas funções dentro do ambiente de trabalho, identificando a melhor maneira de realizar cada função sem comprometer a saúde do colaborador.

Técnicas de Posicionamento da Coluna

Não trabalhe com a coluna arqueada, mantenha os objetos de trabalho na altura da cintura para evitar dobrar o corpo e, ao executar alguma atividade em pontos mais baixos, agache ou ajoelhe para manter a coluna vertebral neutra.

Técnicas de Correção de Postura

Para corrigir a postura, é necessário que você se lembre de flexionar a espinha para corrigir o aumento da pressão contra os discos, realizando exercícios de alongamento dorsal periodicamente e evitando permanecer sentado por muito tempo.

Estabilização Lombar Durante o Levantamento e o Manuseio de Materiais

É primordial que as empresas, além de treinarem seus funcionários de forma ergonômica para que realizem as funções corretamente, também evitem que as tarefas de cada colaborador ultrapasse o limite das suas capacidades.

A SanMedi é uma assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato pelo telefone (11) 2942-0888.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×