Extintores de incêndio: Principais Tipos e suas Diferenças

Extintores de incêndio: Principais Tipos e suas Diferenças

Fogo é a veloz oxidação de algum material que possa gerar uma combustão. O seu alastramento é rápido, pois passa de um objeto para outro. Portanto, é necessário que ocorra um controle efetivo das chamas, o que acontece quando é feita a escolha correta do extintor.

A seleção adequada de qual extintor utilizar é feita a partir da análise sobre qual tipo de incêndio está acometendo o local, ou seja, a sua classe. O conhecimento dessas informações é necessário para minimizar os acidentes e diminuir a difusão do incêndio.

As classes de incêndio são:

Classe A

O incêndio Classe A é aquele causado por materiais sólidos, como madeira, tecido, algodão e papel, por exemplo. Você pode identificar esse tipo de incêndio ao verificar a presença de resíduos, especialmente carvão e cinzas.

Classe B

Os incêndios provocados por materiais líquidos, gasosos, inflamáveis ou sólidos que tornam-se líquidos com o calor são chamados de Classe B. Gasolina, querosene, óleo e parafina são os principais exemplos.

Classe C

Os incêndios originados por equipamentos elétricos energizados, tais como geradores, quadros e cabos de forças, são identificados como incêndios Classe C.

Classe D

Os metais pirofóricos são aqueles metais em partículas finas que tendem a entrar em combustão com uma grande facilidade. Eles são enquadrados na Classe D. Nesta classificação estão materiais como: zinco, titânio, urânio e lítio.

Classe K

Os incêndios Classe K acontecem, geralmente, nas cozinhas, onde são necessárias altas temperaturas para a utilização de frigideiras, grelhas e assadeiras, sendo a combustão iniciada, essencialmente, por óleo de cozinha e gordura.

Os 8 tipos de extintores são:

Extintor com carga de água

O conteúdo deste extintor é basicamente água potável pressurizada, utilizada para resfriar e abafar as chamas causadas pelos incêndios do tipo A.

Extintor com carga de espuma mecânica

A espuma presente neste tipo de extintor atua como uma manta sobre o fogo, resfriando e abafando as chamas velozmente, evitando que os incêndios de classe B se espalhem. Esse equipamento também pode ser utilizado para os de classe A.

Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)

Por não conduzir corrente elétrica, este tipo de extintor é recomendado para os incêndios de classe C, atuando no resfriamento e abafamento do local desejado. Porém, pelo fato do CO2 ser uma substância sufocante, este material não é sugerido para locais pequenos. O extintor com carga de dióxido de carbono ainda pode ser utilizado para os incêndios de classe K.

Extintor com carga de pó químico BC

Como o próprio nome sugere, este extintor é utilizado essencialmente para os incêndios B e C por conter bicarbonato de sódio, que além de resfriar o calor também pode ser utilizado em equipamentos elétricos.

Extintor com carga de pó químico ABC

O pó químico ABC, composto por amônia siliconizada, é manipulado para combater as chamas em materiais do tipo A. Atua como um abafador e controlador dos incêndios do tipo B e não conduz corrente elétrica, se tornando ideal para ser empregado nos acidentes de tipo C.

Extintor com carga de halogenados (halon)

Assim como o pó químico ABC, o extintor com carga de halogenados atua no combate aos incêndios de tipo A, B e C. Porém, não danifica materiais eletroeletrônicos que não podem ser atingidos por compostos que contenham água em sua fórmula.

Extintor de classe D

Utilizado para conter as chamas de classe D, esse extintor possui em sua composição a presença majoritária de cloreto de sódio, uma substância que isola o metal da atmosfera, evitando o alastramento do incêndio.

Extintor de classe K

De base alcalina, o extintor de classe K é extremamente eficiente, pois minimiza o calor do local em que é aplicado ao entrar em contato com o óleo em alta temperatura. Ao lançar esse extintor é criada uma espuma, abafando as chamas e evitando que se espalhem.

Essas informações são cruciais para saber como agir diante de um incêndio, a fim de reduzir os danos causados por um acidente originado pela combustão de algum material.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×