Trabalho em espaço confinado: o que eu preciso saber?

Trabalho em espaço confinado: o que eu preciso saber?

A norma regulamentadora número 33 (NR-33) tem por objetivo estabelecer requisitos básicos que possam garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, trazendo um conjunto de regras específicas sobre as atividades realizadas em espaços confinados. Logo, empresas cujas operações (ou parte dessas operações) sejam realizadas em espaços confinados precisam seguir à risca todas as regras contidas nessa norma, assim como os procedimentos que deverão ser adotados para reconhecer, avaliar, monitorar e controlar os riscos existentes.

Quais são as responsabilidades de empregador e empregado?

Para que o trabalho em espaço confinado seja seguro, é importantíssimo que todas as partes envolvidas assumam suas responsabilidades.

O empregador

Deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) e de salvamento, além de detectores de gás, sensores de gases (tóxicos e inflamáveis) e de oxigênio. Um sistema de comunicação que permita o diálogo constante entre a equipe também é fundamental.

O empregador deve fornecer treinamento para o trabalho e o uso de equipamentos e tecnologia, além de primeiros socorros.

O empregado

Tem a responsabilidade de usar os EPIs fornecidos e de atender aos treinamentos, e ainda obedecer rigorosamente às instruções e procedimentos de segurança.

Além disso, o empregado deve cuidar para que seu estado de saúde mental e física atenda às condições de trabalho. Caso não esteja bem, deve relatar o fato ao supervisor.

Durante a execução do trabalho em espaço confinado, o empregado deve comunicar imediatamente ao supervisor ou ao vigia se detectar algum sinal de perigo, e abandonar rapidamente o local.

É dever do empregado, também, sair imediatamente do local se ordenado pelo vigia ou supervisor, ou quando ouvir o sinal de alarme de abandono.

Para mais informações sobre a NR-33, entre em contato conosco (http://www.sanmedi.com.br/contato/)

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×