Dicas de prevenção de acidentes para sua empresa.

Dicas de prevenção de acidentes para sua empresa.

Os acidentes relacionados ao trabalho são as maiores causas de pedido de indenização junto a justiça do trabalho. Os acidentes ocorrem não só pela falta de estrutura da empresa, mas também muitas vezes pela imprudência individual de um funcionário. Seja qual for a razão do acidente, ele deve ser evitado com medidas preventivas. Confira 5 dicas para a prevenção de acidentes.


Invista em Treinamentos

Um treinamento eficaz é a melhor forma de apresentar ao funcionário suas novas funções e a melhor maneira de exercê-la, evitando o despreparo e minimizando os riscos de toda equipe.


Comunique os colaboradores sobre as condições de trabalho

O gestor deve ter um diálogo sincero com sua equipe, sempre deixando clara as reais condições de trabalho e o risco que sua função exerce. Essas informações devem ser passadas por meio de comunicados orais, e-mails ou avisos colados em murais dispostos em todos os ambientes.


Equipamentos de segurança

É de obrigação do empregador fornecer os equipamentos de proteção aos seus funcionários de acordo com a exposição à riscos. Além do fornecimento, é função da empresa realizar a vistoria dos equipamentos, efetuando troca quando necessário.


Bom relacionamento com a CIPA

Por lei toda empresa é obrigada a manter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Esta comissão deverá garantir a realização dos procedimentos relacionados a segurança dos funcionários. Ela é formada por um grupo de trabalhadores, com a função de mapear os riscos e desenvolver ações preventivas em relação a acidentes e incidentes.


Garanta sistemas de comunicação rápidos

É imprescindível que a empresa contenha algum sistema de comunicação que possa alcançar todos os trabalhadores ao mesmo tempo. Este sistema deverá estar disponível, por exemplo, caso haja necessidade de evacuação de alguma área específica ou aviso sobre um trabalhador ferido em determinado local.


Ao evitar os acidentes de trabalho você não só inibe as indenizações e batalhas judiciais, mas também terá funcionários satisfeitos e com sensação de prestígio dentro da empresa.

Deseja saber mais sobre a segurança do trabalho e o quanto é importante ter uma empresa que te auxilia na manutenção do bem-estar dos seus colaboradores? Entre em contato com a SanMedi, organização que atua nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho: (http://www.sanmedi.com.br/contato/).

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×