Dia das Empresas Gráficas

Dia das Empresas Gráficas

Ao longo de sua existência, o ser humano inventou meios de se comunicar que vão desde os gestos, gritos e grunhidos, passando pela evolução para diferentes meios de escrita com os povos sumérios, chineses e mesoamericanos, até transformar-se na escrita que conhecemos atualmente. Essa escrita passou então a ser copiada para que outras pessoas pudessem ler ensinamentos e histórias, fossem eles fictícios ou não. Daí, nasceu a tipografia.

Processo de impressão com caracteres móveis, a tipografia foi desenvolvida pelo alemão Johannes Gutenberg, que é homenageado em 24 de junho pelo Dia das Empresas Gráficas. A partir do método criado por Gutenberg, tornou-se muito mais fácil a impressão de jornais e livros que eram feitos manualmente ou com sistemas bem menos eficientes.

O primeiro livro impresso usando a técnica de Gutenberg foi o Novo Testamento, em 1455. Desde então, o número de leitores aumentou consideravelmente, contribuindo para a diminuição dos índices de analfabetismo, altíssimos na época.

Com o passar dos séculos as necessidades mudaram, e fizeram com que o mundo tecnológico estivesse cada vez mais presente no dia a dia. Apesar de tanta evolução, o impresso ainda não foi substituído, já que usa dessa mesma tecnologia para desenvolver materiais cada vez melhores tanto do ponto de vista qualitativo quanto visual.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×