O que é o Mapa de Risco?

O que é o Mapa de Risco?

O mapa de risco é uma forma de representação sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, sendo uma maneira eficiente de proteger seus colaboradores. Para que ele seja desenvolvido, é preciso analisar cada um dos setores da empresa, para que se chegue a um diagnóstico aprofundado sobre os perigos de cada um deles.

Foi criado pelos italianos na década de 60 e no Brasil, começou a ser difundido em meados dos anos 70, por conta do aumento das indústrias e consequentemente o aumento de acidentes de trabalho. Porém só nos anos 90 que ele tornou-se obrigatório em todos os países em que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) está presente. Sendo que atualmente a falta do mapa de risco pode acarretar em multas com valores altíssimos.

Além de expor os riscos do ambiente de trabalho, o Mapa de Risco, também tem como objetivo de fomentar ações de prevenções de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, estimulando a conscientização do cuidado com a própria segura na prática de suas atividades.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um padrão diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos.

Entre em contato conosco para mais informações sobre este ou outros assuntos relacionados.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×