08 de março – Dia Internacional da Mulher

08 de março – Dia Internacional da Mulher

   O Dia Internacional da Mulher é uma data que celebra a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, mas tem origem no movimento operário e nos protestos das mulheres por melhores condições de trabalho e de vida, especialmente na Rússia e nos Estados Unidos, no início do século XX. O dia escolhido foi 8 de março, pois foi nesse dia, em 1917, que as mulheres russas fizeram uma greve que ficou conhecida como “Pão e Paz”, exigindo o fim da fome e da guerra, e que resultou na queda do czarismo e na conquista do direito ao voto.

   O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres na política, na economia, na cultura, na ciência, na arte e em todas as áreas da sociedade. É também um momento de reflexão e de mobilização para enfrentar os desafios e as desigualdades que ainda persistem, como a violência, a discriminação, a falta de oportunidades e a violação dos direitos humanos das mulheres. O Dia Internacional da Mulher é, portanto, uma data de celebração e de protesto, de reconhecimento e de reivindicação, de homenagem e de resistência.

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia! Vocês são fortes, corajosas, inspiradoras e merecem respeito, dignidade e igualdade.


Fontes:

https://www.todamateria.com.br/dia-internacional-da-mulher/

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605

https://revistamarieclaire.globo.com/noticias/noticia/2023/03/por-que-o-dia-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher.ghtml

https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2023/03/08/dia-das-mulheres-entenda-como-surgiu-a-data.html

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×