CIPA, instrumento essencial para redução de acidentes de trabalho

CIPA, instrumento essencial para redução de acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho são um dos motivos que mais afastam funcionários por longos períodos da sua jornada. Para evitar simples machucados, ou até lesões mais graves, o trabalho de conscientização de sua equipe deve ser muito bem feito e orientado por profissionais especialistas no cuidado com a saúde do trabalhador.

Todas as empresas que tenham funcionários contratados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) precisam adotar planos e ações para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma estratégia para o alcance desses objetivos.

Para saber melhor como a CIPA pode atuar no seu local de trabalho diminuindo os riscos de acidentes, confira três ações que são implantadas por essa equipe de segurança do trabalho.


1. Campanhas informativas
A CIPA é sempre responsável por organizar campanhas, palestras e atividades que ajudam a conscientizar o trabalhador. Nestas ações são explicados riscos no ambiente de trabalho e as possíveis consequências a integridade física e a saúde do colaborador.

2. Observar falhas de ergonomia
Um dos principais pontos que podem levar a problemas de saúde nos colaboradores é falta de cuidado com a ergonomia. Cadeiras mal posicionadas, mesas muito altas ou muito baixas, enfim, todos esses pequenos cuidados podem atingir, a longo prazo, a saúde de um funcionário da empresa.

3. Valorizar o uso de EPIs
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serve para garantir a integridade dos que atuam em funções com a presença de agentes acima dos limites de tolerância da legislação. Esse uso, entretanto, é frequentemente negligenciado por muitos trabalhadores. Infelizmente muitos acreditam que não precisam dessas proteções extras para evitar acidentes e doenças.

Você quer saber como instalar uma rotina de segurança do trabalho e treinar uma equipe de CIPA para reduzir o número de acidentes na sua empresa? Entre em contato conosco (http://www.sanmedi.com.br/contato/).

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×