Os acidentes de trabalho são um dos motivos que mais afastam funcionários por longos períodos da sua jornada. Para evitar simples machucados, ou até lesões mais graves, o trabalho de conscientização de sua equipe deve ser muito bem feito e orientado por profissionais especialistas no cuidado com a saúde do trabalhador.
Todas as empresas que tenham funcionários contratados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) precisam adotar planos e ações para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma estratégia para o alcance desses objetivos.
Para saber melhor como a CIPA pode atuar no seu local de trabalho diminuindo os riscos de acidentes, confira três ações que são implantadas por essa equipe de segurança do trabalho.
1. Campanhas informativas
A CIPA é sempre responsável por organizar campanhas, palestras e atividades que ajudam a conscientizar o trabalhador. Nestas ações são explicados riscos no ambiente de trabalho e as possíveis consequências a integridade física e a saúde do colaborador.
2. Observar falhas de ergonomia
Um dos principais pontos que podem levar a problemas de saúde nos colaboradores é falta de cuidado com a ergonomia. Cadeiras mal posicionadas, mesas muito altas ou muito baixas, enfim, todos esses pequenos cuidados podem atingir, a longo prazo, a saúde de um funcionário da empresa.
3. Valorizar o uso de EPIs
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serve para garantir a integridade dos que atuam em funções com a presença de agentes acima dos limites de tolerância da legislação. Esse uso, entretanto, é frequentemente negligenciado por muitos trabalhadores. Infelizmente muitos acreditam que não precisam dessas proteções extras para evitar acidentes e doenças.
Você quer saber como instalar uma rotina de segurança do trabalho e treinar uma equipe de CIPA para reduzir o número de acidentes na sua empresa? Entre em contato conosco (http://www.sanmedi.com.br/contato/).
CIPA, instrumento essencial para redução de acidentes de trabalho
Gostou? compartilhe!