Principais Riscos relacionados ao trabalho rural

Principais Riscos relacionados ao trabalho rural

O trabalho em ambiente rural, assim como todas os outros, é uma atividade muito importante que abrange um grande número de pessoas. Mas diferentes das outras atividades, principalmente no que diz respeito à Segurança e Saúde Ocupacional, ela sempre foi um tanto quanto negligenciada.

De acordo com informações do Ministérios da Previdência Social, no Brasil 6,9% das ocorrências que chegam ao INSS sobre acidentes de trabalho são do setor agrícola.

São diversos os riscos que o trabalhador rural está exposto. Conheça alguns deles:

Riscos Químicos:

Fertilizantes e defensivos agrícolas utilizados para a proteção das plantas podem causar intoxicações gravíssimas e até levar à morte caso o trabalhador não estiver bem protegido. Além da intoxicação podem ocorrer danos nos olhos, nariz, pele entre outros.

Riscos Físicos

A longa exposição ao sol pode fazer com que o trabalhador apresente síncopes, envelhecimento precoce, câncer de pele, etc. Além disso, a exposição a ruídos e vibrações do maquinário provoca perda lenta e progressiva da audição, irritabilidade, degeneração dos discos invertebrais entre outros.

Riscos Biológicos

Acidentes causados por conta da exposição a animais peçonhentos e parasitas endêmicos que provocam doenças como a malaria, por exemplo. Além disso pode haver exposição a ácaros, pólen, fungos entre outros.

Riscos Mecânicos

Acidentes causados pelos maquinários e ferramentas.

Riscos Organizacionais

Causados por conta da má organização do trabalho, jornada de trabalho prolongada, cobrança de produtividade, entre outros tem ocasionado o surgimento de doenças como a LER (lesões por esforços repetitivos) e doenças osteomusculares.

Por conta de todos estes riscos citados acima, é imprescindível o uso de Equipamentos de Proteção Individual.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um padrão diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos.

Entre em contato conosco para mais informações sobre este, ou outros assuntos relacionados.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×