20 de Outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullyng

20 de Outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullyng

  O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que visa conscientizar as pessoas sobre esse problema que atinge principalmente as crianças e adolescentes em escolas. O bullying é uma forma de violência que consiste em agredir física ou verbalmente alguém de forma repetida e intencional, causando sofrimento e humilhação. O bullying pode ter graves consequências para a saúde física e mental das vítimas, como baixa autoestima, depressão, ansiedade, isolamento social e até suicídio.

  Esta data foi criada em 2006 pela ONU, com o objetivo de fortalecer parcerias e iniciativas que acelerem o progresso para prevenir e eliminar esse tipo de violência. A data é celebrada em 20 de outubro em vários países, como Brasil, Portugal e Angola. Em 2015, a UNESCO designou a primeira quinta-feira de novembro como o "Dia Internacional Contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying", reconhecendo que a violência no ambiente escolar em todas as suas formas é uma violação aos direitos das crianças e adolescentes à educação, saúde e bem-estar.

  Para combater o bullying, é preciso que haja uma ação conjunta de pais, professores, alunos e sociedade civil. É importante que as vítimas denunciem os casos de bullying e recebam apoio psicológico e emocional. É importante também que os agressores sejam responsabilizados pelos seus atos e orientados a mudar seu comportamento. Além disso, é fundamental que as escolas promovam uma cultura de paz, respeito e tolerância entre os estudantes, estimulando o diálogo, a cooperação e a solidariedade.

  Este dia é uma data para refletir sobre esse problema e buscar soluções para acabar com ele. O bullying não é uma brincadeira, é uma violação dos direitos humanos. Todos nós podemos fazer a diferença para construir um mundo sem bullying.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×