Podemos dizer que em alguns ramos de atividade os riscos de acidentes e doenças do trabalho são bem claros. Em uma obra, por exemplo, você claramente percebe a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual, assim como trabalhar em lugares altos deixa implícito o risco de quedas.
Porém, embora pareça não ter tantos riscos quanto uma indústria, por exemplo, os escritórios também possuem seu riscos. LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e distúrbios da coluna são problemas comuns em profissionais que trabalham nesse setor e grande parte dos afastamentos médicos são decorrentes deles. Por este motivo, as medidas de segurança e controle de riscos de um escritório devem ser tratadas da mesma forma que em empresas de outras áreas.
A postura inadequada de um trabalhador, ao ficar várias horas seguidas em frente ao computador na mesma posição, pode ser um dos principais fatores para doenças como hérnia de disco, tendinites, escoliose entre outros e por conta disso que tanto se passou a falar em ergonomia. É imprescindível que seja feita toda uma avaliação dos riscos dos setores administrativos e após essa avaliação é importante que as medidas de segurança sejam seguidas, como por exemplo
A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um padrão diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos.
Entre em contato conosco para mais informações sobre este, ou outros assuntos relacionados.