Entenda o que é o mapa de risco

Entenda o que é o mapa de risco


O Mapa de Risco é uma representação gráfica, planta baixa, que reproduz o layout do ambiente de trabalho sob análise localizando os fatores de riscos presentes através de uma legenda. O layout deve representar de maneira fiel o local em que a atividade é executada.

A Norma Regulamentadora 5 (NR 5), determina que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas seja a responsável pela elaboração do mesmo com participação de todos os trabalhadores expostos aos riscos.

No Mapa de Riscos, os círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores de riscos que o trabalhador está exposto durante a sua jornada de trabalho, aos quais estão vulneráveis em função da presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

O mapa tem uma leitura fácil sendo considerado eficiente para prevenção. É um documento obrigatório para empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição da CIPA. Contudo, quando falamos de prevenção o ideal seria que todas as empresas adotassem essa prática.

Por se tratar de um documento obrigatório, as empresas que não cumprem com a legislação, estão passíveis a multas aplicadas por auditores fiscais do MTE. Empresas que não tem a CIPAs organizadas, podem contratar o serviço especializado de empresas de Segurança do Trabalho para a elaboração do mapa.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um atendimento diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos. Entre em contato conosco e saiba como elaborar devidamente o Mapa de Risco para sua empresa: (http://sanmedi.com.br/contato).

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×