O que é Segurança do Trabalho

O que é Segurança do Trabalho



A segurança do trabalho consiste em um conjunto de medidas e ações que visam diminuir desde os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, até proteger a integridade e a capacidade de trabalho do indivíduo.

Ela atua de diversas formas dentro de uma organização, desenvolvendo ações técnicas, administrativas e médicas para adaptar o ambiente de trabalho para que o colaborador esteja em segurança.

A segurança do trabalho tem como principal objetivo identificar, avaliar e controlar as situações de risco na qual o trabalhador esteja exposto nas suas atividades. Quando estes riscos são mapeados, a equipe responsável elaborará diversas normas, procedimentos e melhorias no ambiente para que os riscos sejam minimizados.

No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho integra-se das Normas Regulamentadoras (que falamos mais a respeito aqui ), leis complementares como portarias e decretos, além de Convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ratificadas pelo Brasil.

É muito importante investir em Segurança do Trabalho, não só por ser uma exigência legal, mas porque a implementação de regras relativas à segurança aumenta a produtividade em sua organização, já que ela minimizará afastamentos e os custos por conta de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Garantimos um padrão diferenciado no que se refere à qualidade e agilidade nos serviços oferecidos.

Entre em contato conosco para mais informações sobre este, ou outros assuntos relacionados.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×