A importância da manutenção de EPI´s na indústria

A importância da manutenção de EPI´s na indústria

O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é indispensável ao funcionário que exerce atividades que trazem riscos à sua saúde ou que comprometem sua segurança durante a prática de sua função. A utilização desses equipamentos é estipulada pela Norma Regulamentadora nº6 (NR-6), a qual determina que as empresas disponibilizem de forma gratuita e em boa conservação e funcionamento os EPI´s adequados de acordo com o risco da atividade.

Porém, não é apenas ao fornecimento correto que a empresa deve se atentar. Também é necessário cuidar dessas peças, uma vez que são itens essenciais para assegurar a saúde e a segurança dos empregados. Caso contrário, as chances de acidentes no ambiente de trabalho aumentam e podem até fomentar processos para a empresa.

Quando o uso é feito de forma íntegra pelas empresas que detém de práticas periculosas, as mesmas podem até ser isentas de efetuar pagamentos adicionais por insalubridade.

Além disso, produtos de qualidade e a manutenção frequente das peças contribuem para uma maior produtividade dos empregados, diminuindo assim casos de afastamento por licenças médicas. Por isso, escolha a maneira de verificação dos EPIs que mais se adequa à sua empresa e a faça de forma periódica. Treinamentos para os funcionários, a fim de mostrar a utilização correta dos equipamentos, são obrigatórios.

A SanMedi presta serviços de assessoria nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Dentre suas especialidades, dispõe de programas de análise de risco, auxiliando na elaboração de ações e medidas de segurança dos mesmos. Entre em contato pelo telefone (11) 2942-0888.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×