Como surgiu a Segurança do Trabalho?

Como surgiu a Segurança do Trabalho?

Adotada com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho, evitar lesões e preservar a integralidade dos colaboradores, a segurança do trabalho atualmente é regida pelas Normas Regulamentadoras que foram emitidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo obrigatórias a todos os estabelecimentos cujos empregados exercem a função sob o regime da CLT.

No entanto, nem sempre foi assim, visto que a preocupação com o bem-estar do trabalhador não era tida como prioridade para muitos empresários. Confira a seguir como nasceu a segurança do trabalho no Brasil e no mundo.

Do ponto de vista internacional, a Revolução Industrial foi o pontapé inicial para o surgimento de leis que amparam o trabalhador, visto que foi nessa época que os números de doenças e acidentes de trabalho aumentaram consideravelmente devido à modificação do sistema de produção.

Já no Brasil, a segurança do trabalho foi instaurada na Era Vargas através da Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis que prevê diversos direitos, inclusive a utilização de equipamentos de proteção individual para colaboradores que correm algum risco físico no exercer da sua profissão.


Deseja saber mais sobre a segurança do trabalho e o quanto é importante ter uma empresa que te auxilia na manutenção do bem-estar dos seus colaboradores? Entre em contato com a SanMedi, organização que atua nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho: http://www.sanmedi.com.br/contato/

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×