OK

NOTÍCIAS

17/08

Principais dúvidas sobre o eSocial

San-Medi---Blog---Quatro-formas-de-transmitir-informacoes-pelo-eSocial

O que é o eSocial?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma plataforma que visa unificar as informações que a empresa deve fornecer ao governo sobre seus trabalhadores.

 

Como vai funcionar, na prática, o sistema?

Na prática, as empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma do eSocial. Todos esses dados, na verdade, já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial Empresas.

Quais são as vantagens para as empresas em utilizar o eSocial Empresas?

Além de simplificar processos, o que gera ganho de produtividade, o eSocial passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos cálculos que, hoje, ainda ocorrem na geração desses documentos.

Quais as vantagens para o trabalhador com a implantação deste programa?

A principal vantagem para o trabalhador será, sem dúvida, maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho.

Tem mais algumas dúvidas sobre o eSocial? A SanMedi é uma assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato no número (11) 2942-0888.

Leia também

Ministério da Economia traz mudanças na governança do eSocial
Ministério da Economia traz mudanças na governança do eSocial
eSocial: 5 dicas para evitar multas
eSocial: 5 dicas para evitar multas
Quais são as vantagens do eSocial para o empresário, o trabalhador e o governo?
Quais são as vantagens do eSocial para o empresário, o trabalhador e o governo?

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

sanmedi

Deixe seu comentário