OK

NOTÍCIAS

15/04

Medidas de segurança em máquinas e equipamentos.

medidas-de-seguranca-em-maquinas-e-equipamentos

O trabalho em máquinas e equipamentos é muito comum no dia a dia de inúmeros trabalhadores do nosso país. Para garantir a proteção dos trabalhadores existe a NR-12, responsável por estabelecer as medidas de segurança nessas atividades.

 
Todos os dias os trabalhadores estão expostos aos mais variados tipos de riscos em seus ambientes de trabalho e um dos riscos mais comuns encontrados são aqueles que envolvem máquinas e equipamentos. Manusear a máquina sem o equipamento de proteção correto e/ou operar a máquina de forma errada podem ocasionar uma série de acidentes, como por exemplo a amputação de membro.

 

A NR-12 considera todo o ciclo de vida útil do equipamento desde o projeto até o seu sucateamento, exigindo que as fases sejam documentadas com procedimentos de segurança e manutenção. Esse histórico contribui para a prevenção de acidentes.

 

A proteção da máquina pode ser obtida através de uma barreira mecânica fixa dimensionada para impedir o acesso às zonas de perigo, através de proteções mecânicas móveis intertravadas, tecnologias eletrônicas, como as baseadas em câmeras (imagens) que não evitam mas detectam a intrusão na área perigosa e levam a máquina a um estado seguro.

 

As proteções (fixas ou móveis) e os dispositivos de segurança interligados devem considerar as características técnicas e operacionais da máquina e do processo. Estas proteções são parte integrante das máquinas e equipamentos, não podendo ser consideradas como itens opcionais.

 

As medidas de proteção para garantir a segurança na jornada de trabalho devem ser adotadas pelo empregadores, sob pena de multa para empresa, caso não esteja de acordo com a norma de segurança. Para isso, é preciso também aplicar medidas de proteção coletiva, medidas administrativas ou de organização de trabalho e, por último, medidas de proteção individual.

 

Leia também

Prevenção de incêndio no local de trabalho
Prevenção de incêndio no local de trabalho
Entenda a importância do exame demissional
Entenda a importância do exame demissional
Quais são as vantagens do eSocial para o empresário, o trabalhador e o governo?
Quais são as vantagens do eSocial para o empresário, o trabalhador e o governo?

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

sanmedi

Deixe seu comentário