OK

NOTÍCIAS

24/01

A IMPORTÂNCIA DE USAR EPI

SanMedi-Blog-PorqueusarEPI

Não há muito segredo sobre o porquê deve-se usar os EPI’s. Basicamente eles existem para garantir a saúde do trabalhador, protegendo-o de qualquer risco que as atividades exercidas por eles possam ter.

Existem diversos tipo de EPI’s que se adequam de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador, desde luvas, capacetes, botas, cintos de segurança, máscaras, entre outros. Para que a empresa saiba qual tipo de EPI seus funcionários precisam utilizar, é necessário elaborar todo um estudo de riscos ocupacionais realizado por um profissional de segurança do trabalho.

O uso dos EPI’s são determinados de acordo com a norma técnica NR-6, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, que diz que os equipamentos precisam ser fornecidos de forma gratuita ao trabalhador e precisam estar de acordo com as suas funções dentro da empresa. Na norma também consta que o trabalhador tem a obrigação de usar os EPI’s e que devem ser designados supervisores para fiscalizar e orientar os empregados quanto ao uso dos equipamentos.

Também é de responsabilidade do trabalhador conservar o EPI, além de seguir todas as determinações da empresa sobre o seu uso, já que o equipamento serve para a sua própria proteção.

A SanMedi é uma empresa de assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também

A importância do EPI
A importância do EPI
Cuidados no Trabalho com Fibra de Vidro
Cuidados no Trabalho com Fibra de Vidro
Importância das Luvas de Proteção
Importância das Luvas de Proteção

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

SanMedi

Deixe seu comentário