OK

NOTÍCIAS

06/07

Cuidados essenciais para evitar autuação no ambiente de trabalho

San-Meditrabalho

 

Nos dias de hoje, inspecionar o ambiente de trabalho é algo extremamente importante para os gestores, com o objetivo de zelar pela segurança dos seus colaboradores e evitar uma autuação legal.

 

Assim sendo, as empresas devem ficar cada vez mais atentas sobre suas ações dentro do expediente e analisar se estão de acordo com as normas sobre a Saúde e Segurança no trabalho. Veja a seguir algumas dicas que mostram o que você deve fazer para estar dentro destas normas.

 

Mantenha PPRA e PCMSO atualizados

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve ser preparado por engenheiros, técnicos de segurança e/ou médicos do trabalho. Consiste nas metodologias que devem ser realizadas pelas empresas, a fim de assegurar a saúde e a segurança dos colaboradores em situações de riscos no ambiente de trabalho. Por outro lado, o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) deve fornecer informações com antecedência sobre qualquer condição que comprometa a saúde do colaborador.

 

Reforce o uso de EPI’s

É obrigação da empresa garantir que todos os funcionários, enquanto realizam a sua função, estejam com os EPI’s, também conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual. Esses equipamentos tem o propósito de resguardar o trabalhador de possíveis acidentes e evitar penalizações futuras para a empresa.

 

Obedeça rigorosamente às normas trabalhistas

Todas as normas trabalhistas devem ser respeitadas, inclusive as que dizem respeito a saúde e segurança no local de trabalho, uma vez que a empresa pode ser autuada se infringir alguma dessas diretrizes.

 

Escolha uma empresa apta na elaboração de PPRA e PCMSO

Dê preferência a empresas capacitadas e com experiência para elaborar o PPRA e o PCMSO de sua organização, uma vez que apenas peritos em Saúde e Segurança do Trabalho podem preparar esses documentos.

 

A SanMedi é uma assessoria especializada na prestação de serviços nas áreas de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. Entre em contato pelo telefone (11) 2942-0888.

Leia também

Prevenção de incêndio no local de trabalho
Prevenção de incêndio no local de trabalho
Medidas de segurança em máquinas e equipamentos.
Medidas de segurança em máquinas e equipamentos.
Entenda a importância do exame demissional
Entenda a importância do exame demissional

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

sanmedi

Deixe seu comentário