OK

NOTÍCIAS

22/05

Ergonomia em tempos de quarentena

Em tempos de quarentena, ter um ambiente adequado para trabalhar ou estudar em casa auxilia a manter a saúde mental e física em dia. Alguns cuidados simples fazem toda a diferença para um home office mais confortável e saudável. É importante estar atento em relação à postura, à luminosidade do espaço onde as tarefas costumam ser desempenhadas e ao posicionamento do computador e demais equipamentos utilizados durante o expediente, por exemplo. 

Seguir a rotina como se estivesse saindo para trabalhar pode ser o primeiro passo para manter a qualidade de vida no home office. Para o professor do curso de Fisioterapia da Escola de Saúde e da Vida e Líder da Fisioterapia do Centro de Reabilitação HSL/PUCRS, Pedro Henrique Deon, trocar de roupa, tomar café da manhã e se preparar para a jornada de trabalho ajuda a manter o foco nas atividades. “Outra sugestão é que se respeite os horários de pausa e de refeição que você teria no ambiente físico. Essas atitudes ajudam a desenvolver um comportamento de trabalho”, pontua. 

Sofá só para as horas de lazer

Estando em casa, nem sempre é fácil resistir à tentação de trabalhar no sofá. Porém, além de descaracterizar um ambiente de trabalho, o sofá não permite um alinhamento adequado da coluna vertebral para se trabalhar com um notebook, por exemplo. Esse hábito é contraindicado, pois pode resultar em dores na região cervical e lombar.

Ainda em relação a quem utiliza notebook, o ideal seria contar com teclado e mouse extras, uma vez que ele foi criado originalmente para trabalhos em ambiente externo ou de transporte. Para realizar uma atividade que demanda um tempo prolongado de trabalho, esses acessórios são importantes para a saúde postural.

Dentro do possível, mexa-se

Antes, durante e depois do expediente, é importante realizar alguns exercícios de alongamento, pois isso permite que o corpo tolere a postura de trabalho, contando com intervalos ou pausas rápidas durante o dia. Cerca de 10 a 15 segundos são suficientes para mudar a postura de trabalho, espreguiçar ou realizar um alongamento. Se você trabalha sentado, levante-se e estique seu corpo. Se trabalha em pé, agache-se e relaxe suas costas. Esses comportamentos fazem com que a atividade seja mais produtiva e evita dores indesejadas.


Ergonomia em tempos de home office

Leia também

Julho amarelo: mês de prevenção e conscientização das hepatites virais
Julho amarelo: mês de prevenção e conscientização das hepatites virais
Junho vermelho: mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue
Junho vermelho: mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue
Maio amarelo: perceba o risco, proteja a vida.
Maio amarelo: perceba o risco, proteja a vida.

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

sanmedi

Deixe seu comentário