OK

NOTÍCIAS

10/02

Conheça a importância da Medicina do Trabalho.

San_Medi_-_Blog_-_Medicina_no_Trabalho_em_SP

A medicina do trabalho é uma especialidade médica que surgiu na Inglaterra, no século XIX, com a Revolução Industrial, pelo proprietário de uma fábrica têxtil que decidiu criar junto com seu médico um método de analisar sua equipe nos quesitos: saúde e desempenho profissional.

Eles possuíam, como princípios, três questões que deveriam ser ajustadas para o bom funcionamento da empresa:

– Oferecer proteção aos colaboradores contra quaisquer riscos que pudessem prejudicar sua integridade física e o seu desempenho no trabalho.
– Colaborar com a adaptação mental e física dos colaboradores ao trabalho.
– Contribuir para que o local de trabalho e o bem-estar do trabalhador estivessem sempre elevados.

Em nosso país, com o incentivo as indústrias em 1940, foi identificada a necessidade de regulamentar as leis de trabalho, através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns anos depois, na década de 60, houve um grande pico industrial, e, com o ritmo intenso de obras federais e a falta de preparo do governo, os números de morte por acidentes de trabalho aumentaram significativamente.

Neste momento então, foi inserida, para complementar a CLT, uma série de Normas Regulamentadoras, que tinham como objetivo implementar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atualmente, no Brasil, são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano, segundo dados da Previdência Social. A boa notícia é que mesmo lentamente, estes números vêm caindo, devido as campanhas de prevenção. Prevenção esta, que não surge naturalmente com o desenvolvimento do trabalho, é necessário assessoria nas áreas envolvidas.

A SanMedi presta serviço de assessoria em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho desde 1994. Sua equipe multidisciplinar de profissionais habilitados, é capacitada para oferecer cursos e palestras preventivas para empresas e instruí-las sobre todas as exigências requeridas nas legislações do Ministério do Trabalho e Emprego e dos demais órgãos envolvidos.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços, treinamentos e cursos disponíveis.

Leia também

Trabalhadores noturnos têm direito a adicional de insalubridade?
Trabalhadores noturnos têm direito a adicional de insalubridade?
Funcionalidade “desligamento” é a novidades no sistema do eSocial.
Funcionalidade “desligamento” é a novidades no sistema do eSocial.
Declaração da RAIS 2016
Declaração da RAIS 2016

Solicite mais informações

LIGUE EM HORÁRIO COMERCIAL (11) 2942-0888

Postado Por

SanMedi

Deixe seu comentário